Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um Doce Olhar

“Um Doce Olhar” (Bal) indicado para o público que aprecia um bom cinema de arte. O nome original do filme pode ser traduzido como “Mel”. O filme é um retrato de uma Turquia desconhecida para nós, onde o enredo é narrado através da ótica de um menino solitário, com problemas de gagueira, com dificuldades de socializar com crianças as outras crianças de sua turma na escola e que ver no pai a figura de maior afeto na sua vida.

Para quem não está acostumado com filme de pura arte vai um aviso. “Um Doce Olhar” pode ter efeito de sonífero para você. O filme é arrastado, utiliza-se muitas vezes de sons da natureza e sua fotografia é trabalhada como muita técnica e qualidade. O filme tem poucos diálogos e o seu prólogo é na verdade o desfecho do longa.

É necessário um pouco de paciência para embarcar na obra do diretor Semih Kaplanoglu. O filme não se sustenta de nenhuma reviravolta em sua trama e o personagem principal é um garoto introvertido e com poucas falas. Um filme para ser apreciado. Com pequenas cenas fantásticas (exemplo, do pai que ajuda o filho a beber o leite, para que sua mãe não fique chateada). “ Um Doce Olhar “ é um filme muito bonito, delicado e simples, mas que demora de acontecer .

Para surpresa de muitos o filme foi o campeão do último Festival de Berlim e concorreu com filmes como “O Escritor Fantasma” de Roman Polanski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário