quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Segredo dos seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos)






O filme vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010 é dirigido por Juan José Campanella mesmo diretor do belo O filho da Noiva (2001) e também conta com o excelente Ricardo Darín como protagonista.

O filme conta a história de Benjamin Esposito (Ricardo Darín) que se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e conseqüente assassinato de uma bela jovem.

É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Campanella sabe conduzir a história de uma maneira interessante e fazendo uso de flashbacks nos transporta para o passado enquanto o Esposito vai relembrando de sua trajetória. Outro ponto interessante é o jogo que ele faz com os olhares e por vezes foca a atenção dos espectadores apenas para os olhos dos atores que dão um show a parte. Outro traço já tradicional dos filmes de Campanella é a alternância de tons, contrastando as cenas mais dramáticas com algumas tiradas cômicas e irônicas muito interessantes, o personagem vivido por Guillermo Francella rouba a cena várias vezes.

A obra tem uma grande valor é melhor que a maioria dos filmes e nos brinda com um excelente desfecho para o caso de amor existente, mas sensação é que o filme poderia ter sido concluído um pouco antes. Ainda com essa pequena ressalva o trabalho dessa bela produção argentina vale apena ser conferido, não apenas pelos prêmios que ganhou, mas especialmente por um filme muito bom.

Trailer:





Nenhum comentário:

Postar um comentário