Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

The Runaways - Garotas do Rock (The Runaways)






Tive algumas dificuldades em assistir ao filme The Runaways - Garotas do Rock, como sempre a distribuição no Brasil foi ruim. O filme chegou a ficar em cartaz nos multiplex de Salvador, mas por apenas 1 semana, depois disso ficou um tempo fora do circuito só voltando a aparecer nos cinemas quase um mês depois nos circuitos alternativos. Inrspirado em fatos reais o filme é baseado no livro da vocalista Cherie Currie, "Neon Angel" que é uma reflexão sobre suas experiências como estrela do rock, passando um grande alerta antidroga para os adolescentes (pois ela teve problemas sérios com drogas e depois de sair do vício virou conselheira para a juventude).


O filme se passa em Los Angeles, 1975: Joan Jett (Kristen Stewart) e Cherie Currie (Dakota Fanning) são duas adolescentes com sangue punk em suas veias que se tornam o coração e a alma da banda The Runaways. Mas o que a ingenuidade delas não permitia acreditar é que a banda entraria para o hall dos astros do rock, se tornando a lendária banda que abriu as portas para as futuras gerações de meninas roqueiras.


A diretora Floria Sigismondi conta a história do primeiro grupo de rock só para mulheres, que surgiu da rebeldia do sul da Califórnia, sob a influência do nada ortodoxo empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele, o grupo evoluiu rapidamente, vivendo de forma ultrajante, como uma família de desajustados. Mesmo com talento ainda cru, a banda ganhou notoriedade chamando atenção pelas suas maiores qualidades: o puro rock'n'roll do coração de Joan e o visual de Cherie, que mistura a sensualidade de David Bowie e Brigitte Bardot conquistou os jovens e a crítica de sua época.


Um dos pontos altos do longa são as atuações das protagonistas Stewart e Fanning que realmente mergulham de cabeça vivendo a pele dessas jovens rebeldes e muito sensuais, as duas mostram que tem potencial para seguir uma carreira firme e pleitear papéis mais maduros fora da saga Crepúsculo. Ambas foram corajosas e ousadas ao encararem a vida dessas mulheres, protagonizando inclusive cenas ousadas de sexo e luxúria pouco vistas em seus trabalhos anteriores.


A trilha sonora ficou muito boa especialmente para os fãs do rock mais rebelde e bem trabalhado dessa época, um verdadeiro presente. A ambientação e a direção também foram muito seguras, com um roteiro simples mas de certa forma bem trabalhado. The Runaways certamente não vai ser um filme que vai mudar a sua vida, mas tendo em vista a grande parcela de produções vazias, pouco ousadas e qualidade duvidosa, vale muito dar uma conferida nessa bela obra especialmente para os fãs de rock.


Nota: 7,5


Trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário